triagem de currículos

Triagem de currículos: como uma ferramenta eficaz pode otimizar o tempo nos RHs

O número de currículos recebidos pelo setor de Recursos Humanos da empresa tem aumentado a cada ano, isso devido a fatores sociais e econômicos presentes na sociedade atual. Diante desse cenário, para otimizar o tempo dos profissionais de recrutamento, fazer uma triagem de currículos eficiente é algo cada vez mais necessário.

Mas essa tarefa, para ser bem-sucedida, precisa de muita atenção para não descartar os candidatos que podem colaborar para o aumento da performance da empresa, além de muita organização para otimizar o tempo dos recrutadores.

Ao longo desta leitura, vamos mostrar para você como fazer uma triagem de currículos e como a ajuda da tecnologia pode ajudar a otimizar esse processo. Acompanhe!

O que é triagem de currículos?

Trata-se de uma fase do processo de recrutamento e seleção que seleciona os candidatos que são mais aderentes ao cargo em aberto, ou seja, nessa etapa é feita a análise dos currículos e o recrutador escolhe aqueles que apresentam as competências e experiências desejadas pela organização.

Qual a importância da triagem de currículos?

Levando em conta que as empresas são feitas por pessoas, escolher as mais capacitadas e alinhadas com os objetivos do negócio é fundamental para o sucesso da companhia.

Na triagem de currículos, a empresa recebe diversos candidatos que podem colaborar positivamente para o desempenho da empresa. Por isso, é preciso dedicar total atenção para não deixar passar candidaturas que possam efetivamente ajudar no crescimento da organização.

Como a maioria das empresas divulga as vagas em diversos canais e veículos, é preciso muita atenção para não comprometer essa fase de verificação, o que exige bastante tempo e dedicação dos recrutadores.

Como fazer a triagem de currículos?

Separamos para você um passo a passo para fazer a triagem de currículos. Acompanhe!

Tenha bem definido o perfil da vaga

Para que a triagem de currículos seja realmente efetiva, é preciso traçar, antes da divulgação da vaga, o perfil de candidato ideal.

Liste as competências técnicas (como formação, conhecimento de softwares, idiomas, experiências anteriores) e as competências emocionais (por exemplo, capacidade de trabalhar em equipe, resiliência e boa comunicação).

Separe os currículos mais objetivos

Para otimizar o tempo, comece separando os currículos mais curtos, com no máximo uma página. Isso demonstra que o candidato consegue ser objetivo e sintetizar as principais informações com relação à sua carreira, o que pode ser extremamente benéfico para o seu dia a dia no trabalho.

Tenha em mente as competências fundamentais para selecionar os currículos

Com o perfil do candidato em mãos, verifique o objetivo profissional do candidato, experiência e formação acadêmica. Todos esses dados são cruciais para filtrar os candidatos mais aderentes ao cargo, ajudando a reduzir o número de currículo a ser avaliado.

Analise a gramática

Outro ponto para levar em consideração na hora de fazer a triagem de currículos é analisar se o candidato faz uso correto da língua portuguesa, prezando pelas concordâncias verbais e pelo correto uso das palavras. Currículo com erros graves de gramática pode revelar falhas na base de formação do indivíduo.

Crie filtros

Para otimizar a triagem de currículos, faça uma lista com o perfil desejado para o cargo. Assim, fica mais fácil identificar aqueles currículos que não atendem principalmente às competências técnicas. Por exemplo, se a vaga exige que o candidato possua habilitação e veículo, e o mesmo não informou esses dados, muito provavelmente ele não atende a esses requisitos.

Organize os currículos recebidos

Com o uso das redes sociais para a divulgação das vagas, é comum receber currículos por diversos canais. Para não perder nenhum candidato, organize os currículos por vaga em uma pasta. Organização é fundamental para otimizar o seu tempo!

Verifique a estabilidade nos empregos anteriores

É importante verificar se o candidato tem muitas passagens rápidas pelas empresas. Isso pode demonstrar que ele não se apega às organizações, o que demonstra que ele tem grandes chances de ser contratado e logo se desligar, o que compromete a confiança da contratação e pode causar transtornos para a companhia.

Verifique as atividades desenvolvidas

Atente-se para as atividades desenvolvidas anteriormente pelo candidato. Caso ele cite os resultados alcançados anteriormente, isso pode significar que ele é uma pessoa focada em resultados, como também pode sinalizar que ele está aberto para o desenvolvimento contínuo.

Utilize soluções para otimizar o processo de seleção

Se você precisa otimizar a sua rotina de recrutamento, uma boa opção é contar com a ajuda de soluções para triagem de currículos. Essa é uma facilidade, pois todo o processo que envolve o recrutamento fica armazenado em uma única ferramenta.

O uso de uma plataforma de recrutamento e seleção já é uma realidade em empresas de diversos segmentos e tamanhos. Ele é usado para agilizar e modernizar o RH das empresas, com processos mais ágeis e eficientes.

Com o Recrutamento Perfeito da Catho, você tem acesso aos perfis mais alinhados com o cargo em aberto, além de fazer toda a gestão do processo seletivo de forma online, acessando a área destinada às empresas. Nela, é possível:

  • fazer a organização dos currículos por pastas;
  • enviar mensagens aos candidatos;
  • gerenciar vagas abertas e encerradas;
  • agendar entrevistas.

A plataforma ainda permite que o recrutador busque ativamente pelo candidato, sem que o profissional tenha de se inscrever para participar do processo seletivo. Isso é possível porque a ferramenta identifica, de forma automática, os perfis mais aderentes à vaga.

Além disso, a ferramenta Recrutamento Perfeito tem diversos filtros avançados que ajudam a encontrar o candidato ideal. Para isso, é possível buscar por cargo, região, experiência, salário, idioma, entre outros.

Como vimos ao longo desta leitura, fazer uma triagem de currículos requer uma série de cuidados, mas é um fator fundamental para garantir a identificação dos melhores talentos do mercado, aqueles que poderão contribuir com o crescimento da empresa.

Para isso, é preciso ficar atento à objetividade das informações que constam no documento, criar filtros, verificar a gramática e uma série de outras questões que podem ser facilitadas com o uso de uma ferramenta de automação para a triagem de currículos.

Se você gostou deste artigo sobre triagem de currículos, entre em contato para saber mais sobre as nossas soluções!

Assine a nossa newsletter e tenha em mãos as novidades mais relevantes sobre RH!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.