metodologias ágeis no rh

Como implementar metodologias ágeis no RH?

As transformações que atingiram o universo do setor de Recursos Humanos o tornaram cada vez mais estratégico e menos operacional. Com o uso de soluções digitais e metodologias ágeis no RH, foi possível otimizar a dinâmica do departamento e facilitar o trabalho dos profissionais do ramo — que agora têm mais tempo para elaborar estratégias voltadas à gestão de pessoas, ao desenvolvimento dos colaboradores e ao sucesso empresarial.

E você, já sabe o que são e de quais metodologias ágeis estamos falando? Para se ter uma ideia da relevância dessas técnicas, o termo saiu como uma das mais influentestendências de RH para 2020, segundo pesquisa realizada pela Catho Empresas. Sendo assim, para potencializar resultados e trazer inovação aos processos do setor, continue conosco na leitura do post, veja como essas ferramentas funcionam e como aplicá-las de vez em sua empresa!

O que são metodologias ágeis?

O conceito de metodologias ágeis foi difundido no início dos anos 2000 como uma série de boas práticas para o desenvolvimento de softwares. O objetivo das técnicas, além de acelerar o processo de criação de soluções em Tecnologia da Informação (TI), era resolver de forma otimizada aqueles problemas comuns ao gerenciamento de projetos, como falta de comunicação entre os times, demora na produção, desalinhamento de estratégias etc.

Sendo assim, temos como metodologias ágeis o conjunto de métodos inteligentes para simplificar a execução de tarefas, gerando impactos positivos em sua finalização. Entre suas principais características estão:

  • criação de ciclos curtos de desenvolvimento;
  • entregas bem delegadas e definidas;
  • foco na melhoria contínua, para identificação de problemas a tempo;
  • flexibilidade das equipes para fazer adaptações e aperfeiçoamentos;
  • alinhamento total dos times.

Justamente por englobar estratégias que se encaixam em diversos contextos, as metodologias ágeis passaram a ser adotadas em outros mercados além do da tecnologia — trazendo inúmeras contribuições para a área de Recursos Humanos, por exemplo.

Quais são as mais utilizadas no RH?

Agora que você já entende melhor sobre o assunto, chegou a hora de conhecer as principais metodologias ágeis no RH — e, quem sabe, já refletir de que formas cada uma delas pode beneficiar o trabalho das suas equipes. Vamos lá?

Scrum

O Scrum é uma metodologia ágil bastante difundida e eficaz para o gerenciamento de projetos. Seu principal objetivo é potencializar processos e acompanhar a evolução do produto ou solução em desenvolvimento com foco em dois aspectos: prazo e qualidade.

Para o cumprimento desses fatores, o Scrum propõe ciclos mensais de atividades programadas (chamados de sprints). Eles são alinhados a reuniões diárias (ou daily scrums), para que as equipes possam discutir as tarefas desenvolvidas, compartilhar experiências e pensar em formas de agregar positivamente ao projeto.

No final de cada ciclo de atividades, ocorre uma reunião denominada sprint review meeting. É nesse momento que os times apresentam seus resultados e, somente depois dos feedbacks apontados, podem partir para o próximo sprint. Essa divisão bem definida de etapas colabora com o rendimento de todos os envolvidos, com a organização de todo o projeto e com a qualidade das entregas, evitando retrabalhos e contratempos.

Kanban

Entre as metodologias ágeis no RH, temos uma que é bastante visual e marcada pela simplicidade de sua condução. Trata-se do método japonês Kanban, desenvolvido pela Toyota ainda nos anos de 1940. Resumidamente, o Kanban é uma forma de registrar tarefas e ações por meio de simbologias visuais, como os famosos post-its.

Trabalhar com essa lógica de checklists permite aos times ter plena visibilidade do desenvolvimento do projeto e que eles se tornem mais engajados na execução de tarefas. Para isso, é necessário a criação de um quadro que pode ser tanto físico quanto virtual — por meio de ferramentas como o Trello. O importante é que ele seja dividido em três colunas, denominadas:

  • to do (a ser feito): ou seja, todas aquelas tarefas que precisam ser executadas durante o tempo determinado;
  • doing (em execução): aqui, são listadas as demandas que já estão em andamento, bem como as pessoas delegadas para realizá-las;
  • done (feito): nessa coluna, são inseridas as tarefas entregues e já aprovadas pela equipe.

Vale lembrar que, assim como na metodologia Scrum, é necessário o acompanhamento constante ao longo do projeto, de forma que todas as informações introduzidas nas colunas passem previamente por uma avaliação.

OKR

Elaborada pelo ex-CEO da Intel, Andrew Grove, a metodologia OKR é um modelo de gestão focado em resultados. É interessante dizer que, além de extremamente útil para os processos de Recursos Humanos, o método é também bastante utilizado pelas grandes empresas de tecnologia, como a Google.

Ele se dá pelo estabelecimento de OKRs: sigla para “objetivos” e “resultados-chave” (key results, em inglês). De forma simplificada, os objetivos correspondem a direções claras do que o projeto pretende alcançar — e devem ser difundidos por todos os colaboradores envolvidos, como forma de mantê-los engajados. Já os key results são as metas e parâmetros alcançáveis, que direcionam a conquista dos alvos-principais e potencializam o foco.

Entre as vantagens da metodologia OKR estão a minimização de esforços desnecessários por meio de propósitos bem definidos, o aumento da produtividade, a motivação dos times ao cumprir com as metas e, consequentemente, a redução do estresse ao logo do desenvolvimento do projeto.

Tribos

Outra das metodologias ágeis no RH que vêm rendendo bons resultados é a Tribos. Seu objetivo é tornar a delegação e a divisão de tarefas mais claras, além de organizadas e assimiladas por todos. Por meio da técnica, os colaboradores envolvidos em um projeto são divididos em pequenos grupos, cada um desempenhando um papel específico para o desenvolvimento, mas seguindo uma única direção.

A ideia é que esses pequenos grupos funcionem como células (ou tribos) que têm seus próprios objetivos e contem com autonomia para colocá-los em prática — essa liberdade é um diferencial muito importante e que traz motivação. Cada tribo também tem um líder, responsável por manter o alinhamento entre todos e garantir que a equipe trabalhe rumo ao mesmo resultado.

Como implementar metodologias ágeis no RH?

Considerando as vantagens das metodologias ágeis, você provavelmente está se perguntando sobre o que é necessário fazer para aplicá-las, não é mesmo? Primeiramente, é preciso considerar as particularidades de cada empresa, como a cultura organizacional, suas demandas, cenário, perfil de colaboradores etc. Pouco adianta apenas escolher um método e começar a implementá-lo no RH sem que ele faça sentido ao contexto do negócio.

Por isso, o primeiro passo é fazer um bom planejamento e, a partir disso, definir quais técnicas podem ser utilizadas para atingir os objetivos tanto do setor de Recursos Humanos quanto da empresa no geral. Identificado o melhor método, tenha como próximos alvos:

  • conscientização dos líderes e colaboradores a respeito das metodologias ágeis no RH;
  • criação de metas para o setor;
  • distribuição de responsabilidades de forma clara para cada colaborador;
  • abertura de um canal de comunicação transparente e constante para o acompanhamento de projetos;
  • adoção da cultura do feedback.

Viu só como as metodologias ágeis no RH podem contribuir com o sucesso do setor e, consequentemente, com o bom funcionamento de qualquer negócio? Tê-las como aliadas na execução de processos facilita o dia a dia, organiza os fluxos de trabalho, auxilia no cumprimento de prazos e garante mais qualidade às entregas, já que todas as tarefas podem ser acompanhadas e aperfeiçoadas a tempo. Sendo assim, não fique fora dessa tendência e considere a adoção desses métodos em sua empresa!

Restou alguma dúvida sobre o tema? Conhece outra metodologia ágil que merece entrar para a nossa lista? Então, deixe agora mesmo seu comentário abaixo!

Assine a nossa newsletter e tenha em mãos as novidades mais relevantes sobre RH!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.