habilidades profissionais

Habilidades profissionais: saiba o que esperar de um bom candidato

Profissionais de RH das maiores empresas do mundo estão empenhados em fazer um bom processo seletivo para escolher os melhores candidatos do mercado. É muito importante que o coordenador do processo seletivo saiba avaliar o empenho do candidato durante o processo seletivo, exigindo atenção quanto às suas respectivas habilidades profissionais.

Por esse motivo, torna-se necessário saber de letra quais são as principais competências que ele deve apresentar durante a seleção e não correr o risco de fazer uma má avaliação da pessoa, acabando por prejudicar o setor onde ele será inserido. Desenvolvemos este texto com objetivo de oferecer um guia prático sobre as maiores qualidades que o seu candidato deve apresentar durante o processo de contratação.

Preocupado em desenvolver uma equipe de ponta para o seu negócio? Confira agora o conteúdo completo e esteja por dentro das maiores novidades do mercado nesse ramo!

Qual a importância dos processos seletivos?

A procura por profissionais de alta patente passa por todo um processo seletivo rigoroso até o momento em que o RH decide quem vai entrar para o negócio, preocupados, principalmente, em realizar uma contratação acertada. Durante essa etapa, é muito importante que quem esteja avaliando faça uma ficha das qualidades mais importantes do candidato para que o seu perfil seja traçado corretamente de acordo com as necessidades da empresa.

Tal conhecimento sobre as habilidades profissionais são os dados mais valorizados por organizações de todos os tipos no mercado de trabalho, pois elas podem ajudar os funcionários a desenvolverem aquelas competências que ainda não estão latentes ou potencializar as já existentes. Dessa maneira, o processo de adaptação à filosofia da empresa fica muito mais fácil, colaborando incisivamente para o futuro dos colaboradores e da corporação.

Quais habilidades profissionais você deve esperar de um bom candidato?

No cenário moderno de recrutamento, o perfil comportamental do candidato fala mais alto que o perfil técnico. Essa realidade parte do preceito de que é muito mais fácil ensinar habilidades técnicas do que comportamentais às pessoas, sendo que essa tendência pode ser observada em diversas áreas.

Nesse sentido, as soft skills são aquelas qualidades que vão além daquelas exigidas pelo trabalho técnico, estando relacionadas à personalidade do colaborador, enquanto as hard skills são aquelas que podem ser mensuradas ou quantificadas, como cursos, graduações e treinamentos. Aprenda agora as principais habilidades que um bom candidato deve apresentar durante o trabalho, não perca!

Comunicação

O primeiro traço de um perfil vencedor no mercado de trabalho é o da pessoa que sabe se comunicar corretamente e que não estabelece barreiras entre nenhum tipo diálogo. Essa característica vale para qualquer empreendimento e podemos afirmar que as corporações têm contratado cada vez mais pessoas que apresentam uma comunicação sem impedimentos, sendo ao mesmo tempo objetiva e acertada

Comunicação acertada nada mais é que aquela troca de informações sem ruídos, sem dar margem para ambiguidades e de uma maneira em que todos consigam entender com facilidade o que a pessoa quer transmitir.

Proatividade

Uma das características que mais chama a atenção e faz a diferença para chefes de todos os setores é quando um profissional sai da zona de conforto e começa a realizar tarefas que vão além da função que foi delegada. Quem toma a iniciativa para analisar cada situação, prevendo qualquer tipo de problema, sai na frente para elaborar planos e soluções antecipadamente.

Pode ter certeza, essa é uma qualidade que faz com que você note cada vez mais aquele colaborador no ambiente de trabalho, acarretando uma valorização profissional, não apenas pela sua corporação, mas por todas as outras empresas que aspiram por profissionais proativos.

Autoconfiança

Um bom profissional é aquele que sabe assumir riscos e ter a segurança na hora de lidar com os desafios da carreira. Essas características são excelentes para o espírito empresarial e você deve saber avaliar durante uma contração se o seu candidato as apresenta. Na realidade, você deve evitar pessoas que não estão dispostas a saírem das suas zonas de conforto para terem uma carreira profissional de sucesso.

O mercado exige adaptação por parte dos profissionais, além de que eles estejam aptos a exercerem seu trabalho com excelência mesmo diante de novos desafios e contratempos. Saiba observar de maneira correta esse tipo de pessoa ao avaliar uma contração.

Bom relacionamento interpessoal

É sempre necessário reforçar que o profissional deve saber trabalhar em equipe, sem que haja alguma barreira na construção de bons relacionamentos entre os seus colegas de equipe para, assim, construir um ambiente empresarial positivo. Para que isso aconteça, é necessário que a pessoa saiba lidar com personalidades e opiniões distintas e que, dessa maneira, ele construa uma rede profissional sem preconceitos.

O candidato deve demonstrar que apresenta a consciência voltada para uma cultura colaborativa, sendo esse um grande diferencial para as grandes empresas, pois elas necessitam de pessoas que sabem trabalhar em conjunto e com coesão para garantir resultados extraordinários.

Inteligência emocional

Saber ser capaz de distinguir as próprias emoções, além de conseguir lidar com a personalidade das outras pessoas é fundamental para obter sucesso em qualquer carreira profissional.

A maneira como o candidato administra o seu emocional pode levá-lo a ascensão profissional. Antes de tudo deve haver equilíbrio para saber lidar com situações difíceis e de alta pressão. Ele deve sentir-se a vontade para saber dialogar com os seus superiores caso alguma coisa esteja incomodando. Para que isso aconteça, deve haver flexibilidade de ambas as partes em um momento que exija reconciliação.

Aprender avaliar corretamente cada candidato exige tranquilidade e paciência para escolher a pessoa certa. Você deve estudar bastante quais são as principais características de um bom profissional para realizar uma boa contratação É importante saber avaliar as habilidades profissionais soft skills, pois elas são traços diretos da personalidade do colaborador. Exija que a sua empresa esteja a procura de um perfil dinâmico e com interesse em adquirir novas qualidades para que o seu processo seletivo esteja cada vez mais qualificado.

Quer continuar aprendendo sobre as novidades do mercado de trabalho? Acesse agora nosso Guia sobre Recrutamento e Seleção, somos referência em processos seletivos!

Assine a nossa newsletter e tenha em mãos as novidades mais relevantes sobre RH!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.