competências técnicas

Como testar as competências técnicas dos candidatos?

Para conquistar o desempenho desejado e somar diferenciais competitivos no mercado de atuação, toda empresa precisa contar com os melhores profissionais. Nesse cenário, alinhar as competências técnicas às comportamentais é fundamental para contratações bem-sucedidas, e isso acontece ainda nos processos de seleção, sendo uma responsabilidade da equipe de gestão de pessoas da empresa.

Quer saber como testar as competências técnicas dos candidatos? Então continue a leitura!

O que é e qual a importância das competências técnicas?

O alinhamento de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) é fator fundamental para o sucesso do profissional na empresa, garantindo um maior engajamento, mais satisfação no trabalho e melhores entregas, o que culmina no aumento da produtividade.

As competências técnicas são fundamentais para o desempenho das atividades laborais do candidato nas empresas e dizem respeito ao conhecimento adquirido na formação profissional, que vai estabelecer as atividades exercidas pelo cargo na empresa.

Assim, um profissional que possui as competências técnicas necessárias para a função sabe o que fazer e como fazer, elevando as possibilidades de as atividades serem bem-sucedidas. As competências técnicas compreendem:

  • formação acadêmica;
  • idiomas;
  • cursos de aperfeiçoamento profissional, entre outros.

Assim, as competências técnicas são as responsáveis por fazer com que o funcionário utilize os recursos disponíveis para alcançar as finalidades do cargo.

Um contador, por exemplo, faz uso de softwares contábeis e da matemática para fazer balanços patrimoniais. Já um advogado usa o conhecimento dos livros de Direito para defender seus clientes.

Separamos para você algumas competências técnicas utilizadas no mercado de trabalho. Acompanhe!

Análise de dados

Um bom profissional de análise de dados consegue fazer a avaliação das rotinas organizacionais de maneira crítica. Com isso, é capaz de fazer a mensuração da efetividade de um projeto ou o impacto de uma alteração nas atividades.

Conhecimento de softwares

O domínio de ferramentas como Sistemas Integrados de Gestão Empresarial é fundamental para quem trabalha com logística, compras e estoque. O AutoCAD é ferramenta indispensável para arquitetos e engenheiros, enquanto o sistema TOTVS é braço direito dos profissionais de finanças, Departamento Pessoal, comércio, entre outros.

Gestão de projetos

Ser um especialista em projetos é uma competência técnica fundamental para um gestor de projetos. Completam as competências técnicas desse profissional o domínio de ferramentas de avaliação de impacto e vários outros sistemas técnicos.

Vale lembrar que qualquer competência técnica pode ser ensinada em treinamentos, mesmo depois da contratação do profissional. Por exemplo, um vendedor de loja de departamentos pode ser treinado para assumir o atendimento online do e-commerce da empresa.

Aliás, a tecnologia tem ganhado espaço no mercado de trabalho e é uma competência técnica. Com o advento do isolamento social, causado pela pandemia de coronavírus, as ferramentas tecnológicas têm sido usadas para diminuir distâncias e reduzir custos.

Logo, saber lidar com softwares, aplicativos e redes sociais é uma habilidade muito valorizada no mercado de trabalho. Outro ponto importante quando falamos de competências técnicas é que elas devem ser constantemente atualizadas, já que o mercado de trabalho e as tecnologias sofrem transformações rápidas.

Nesse cenário, as empresas também são responsáveis por manter seus funcionários atualizados quanto às competências técnicas, seja promovendo workshops, cursos ou outros tipos de treinamentos.

Por que a avaliação de competências ainda é um desafio para o RH?

A avaliação de competências avalia o CHA e tem como principal objetivo colaborar para a elevação do desempenho dos profissionais que fazem parte de uma companhia, auxiliando-os a desenvolverem novas competências e habilidades, ou aprimorando aquelas que já possuem.

Nesse sentido, um dos maiores desafios do RH quando a questão é a avaliação de competências é dar continuidade ao plano de treinamento e desenvolvimento adequado para cada profissional.

Isso porque essas atualizações podem requerer da empresa investimentos que ela não está preparada para assumir. Ou seja, não basta somente identificar as competências, é preciso ter um planejamento realmente consistente e alinhado com os objetivos organizacionais.

Isso é fundamental para garantir uma mão de obra sempre qualificada, o que, necessariamente, gera custos para a empresa, principalmente se o profissional for contratado sem as competências técnicas necessárias para a função.

Como avaliar as competências técnicas durante o processo seletivo?

Diante do exposto no tópico anterior, fica evidente que processos seletivos eficientes garantem a contratação de profissionais atualizados quanto às exigências de competências técnicas e comportamentais. Veja a seguir como avaliá-las durante o processo seletivo!

Faça uma boa descrição da vaga

A descrição da vaga deve conter o nome do cargo, local onde o candidato executará as atividades, carga horária, principais atividades e competências necessárias. Para levantar essas informações, reúna-se com o gestor da vaga e estabeleça os requisitos necessários para o preenchimento da posição.

Utilize ferramentas

Com plataformas de recrutamento online, você divulga as posições em aberto na empresa e ainda tem outras vantagens, como pesquisar as competências, a idade do candidato, região onde mora, interesses e outros atributos utilizando o recurso de filtros das ferramentas.

Faça análise de perfis

Saber se o candidato está alinhado à cultura organizacional da empresa é fundamental para o sucesso das atividades.

Por isso, a análise de perfil comportamental também deve ser considerada nos processos de recrutamento e seleção, pois ele serve para analisar as particularidades de cada indivíduo de forma bem técnica, prática e objetiva. O teste comportamental pode ser aplicado utilizando softwares de recrutamento e seleção.

Defina as competências necessárias para preencher a vaga

Aproveite o momento de descrição do cargo para verificar com o gestor da vaga quais são as competências necessárias para o preenchimento da função.

Para isso, faça o levantamento de dados como grau de escolaridade, experiência, cursos de capacitação necessários, idiomas e competências comportamentais, a exemplo de uma boa comunicação e capacidade de trabalhar em equipe. Esse pode ser o momento ideal para fazer o mapeamento de competências por área na empresa.

Como a Busca Certa pode ajudar sua empresa?

Com o Busca Certa da Catho Empresas, você identifica o grau de competência de cada candidato já na etapa de triagem. A ferramenta disponibiliza o perfil dos candidatos já testados e pré-avaliados, separados de acordo com algumas das habilidades mais demandadas pelo mercado de trabalho.

Se você gostou deste artigo sobre como testar as competências técnicas dos candidatos, confira também este sobre teste comportamental.

Assine a nossa newsletter e tenha em mãos as novidades mais relevantes sobre RH!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.