como encontrar profissionais por região

Contratação: como encontrar profissionais por região?

Saber como encontrar profissionais por região é fundamental para formar uma equipe que, além de eficiente, poderá se deslocar de casa para o trabalho sem a necessidade de viajar ou mudar de residência. 

Além do mais, a contratação do funcionário certo aprimora a sua cultura de negócio, ajuda a melhorar a produtividade da equipe e a manter relacionamentos saudáveis na rotina da empresa. 

Neste post, confira as principais dicas para você ser bem-sucedido na estratégia de RH.

Desenvolva uma marca clara de empregador

O nome da sua empresa é algo que a diferencia de outras marcas e mostra aos candidatos por que eles devem trabalhar para você. Portanto, ele deve refletir a missão, a cultura e os valores da empresa. 

Pense em perguntas como: “Por que alguém vai querer trabalhar para mim?” ou “Qual porcentagem de funcionários recomendaria a minha empresa como ótimo local para trabalhar?”.

Defina as especificidades do cargo 

Uma boa contratação começa com a análise do trabalho, o que inclui a coleta de informações sobre os deveres, responsabilidades, habilidades necessárias, resultados etc.

Isso é importante para o desenvolvimento da descrição das funções para o candidato à vaga, pois ajuda a planejar a estratégia de recrutamento

Deixe os valores da empresa claros

É importante que os candidatos não tenham dúvidas sobre os seus valores. Se você dá importância para a produtividade e os resultados acima de tudo, liste essas informações como principais. 

Se sua empresa está mais preocupada com criatividade e inovação, mostre. Isso permite um senso de identidade e dá aos possíveis candidatos um entendimento justo sobre se eles são ou não adequados.

Faça uma pré-seleção

O motivo mais importante para pré-selecionar os candidatos é economizar o tempo do comitê de entrevistas e seleção. Esse processo permite saber com antecedência se as qualificações deles são realmente adequadas ao trabalho.

Além disso, é possível ganhar tempo para fazer a pesquisa salarial e determinar se as expectativas são compatíveis. Por telefone, um entrevistador qualificado também obtém evidências sobre se o candidato se encaixa na sua cultura ou não.

Observe as referências 

Verificações de antecedentes eficazes são uma das etapas mais importantes. Portanto, observe se todas as credenciais, habilidades e experiências apresentadas pelo candidato são realmente de propriedade dele. 

Inclua também referências de trabalho, especialmente ex-supervisores, credenciais educacionais, referências de emprego e empregos reais mantidos. 

Analise cuidadosamente credenciais e aplicativos

O trabalho de revisão de currículos, cartas de apresentação, solicitações de emprego e cartas de solicitação de emprego começa com uma descrição de trabalho bem escrita. Sua lista com as características mais desejadas do candidato mais qualificado deve ser desenvolvida como parte do processo de planejamento de recrutamento.

Analise todas as opções em relação a essa lista de qualificações, habilidades, experiência e características. Você estará gastando seu tempo com candidatos mais qualificados ao contratar um funcionário. 

Estenda uma oferta de emprego

A carta de oferta de emprego é fornecida ao candidato que você selecionou para o cargo. Com maior frequência, ele e a organização negociaram verbalmente as condições de contratação e a carta de oferta de emprego confirma os acordos verbais sobre salário e benefícios.

Quanto mais alta a posição, no entanto, maior a probabilidade de a oferta se transformar em uma negociação prolongada sobre salário, benefícios, rescisão de contrato de trabalho, potencial de bônus, indenização, opções de ações e muito mais na contratação de um funcionário.

Realize entrevistas incríveis

Enquanto você está entrevistando seu candidato, ele observa traços da sua personalidade. Portanto, tente deixá-lo o mais confortável possível. Se for necessário que ele trabalhe em equipe, tente uma interação em grupo.

Lembre-se de refletir a cultura da empresa. Por exemplo, se estiver em um escritório com estilo bastante informal, incorpore esse espírito na entrevista. Isso é ótimo para quebrar o gelo. 

As entrevistas de emprego não precisam ser situações tensas e, ao criar um ambiente descontraído com perguntas projetadas para revelar se a personalidade do profissional se adéqua ou não aos seus anseios, você pode aprender muito sobre ele. 

Alguns exemplos de perguntas podem ser: “Você gostaria de ter super poderes? Se sim, por quê?” e “Se você estivesse preso em uma ilha deserta com outras seis pessoas, que tipo de papel você acha que desempenharia?”.

Considere uma oferta preliminar

Com todo o tempo e dinheiro necessários para não apenas contratar, mas também substituir alguém que não se exercita, oferecer um contrato inicial de curto prazo pode ser um caminho inteligente. 

Porque, embora a triagem de currículos e entrevistas fantásticas possam lhe dar algumas dicas, você não sabe como um candidato realmente reagirá a um ambiente de trabalho até que realmente esteja nesse ambiente. Ao trazer alguém para trabalhar em um projeto específico, você pode experimentar entrar na água sem se preocupar em se afogar.

Comunique-se adequadamente com os candidatos

A gestão de relacionamento com potenciais funcionários é extremamente necessário para recrutar as pessoas certas. Mantenha contato com eles em todas as fases do recrutamento. Confirmar o recebimento da inscrição e informar que está analisando-a é uma grande coisa para quem está esperando por respostas.

Também é interessante informar imediatamente os requisitos adicionais e quanto tempo levará para você voltar a entrar em contato durante as etapas. Volte exatamente no mesmo horário que prometeu. Comunicar bem causa uma boa impressão, independentemente de eles acabarem sendo rejeitados ou aceitos.

Inclua colegas no processo de entrevista

Às vezes, a melhor pessoa para entrevistar um candidato é alguém que já trabalha no mesmo cargo ou ocupação semelhante. Esse funcionário já sabe o que é preciso para se destacar na posição e pode verificar se os candidatos têm as habilidades e a experiência necessárias para fazer bem o trabalho. 

Além disso, os funcionários atuais podem fornecer uma descrição precisa das experiências do dia a dia e ajudar os candidatos a entender melhor o que podem esperar se forem contratados.

Invista em tecnologia para recrutar candidatos por região

Os avanços na tecnologia de recrutamento mudaram para sempre o relacionamento entre organizações e candidatos a emprego. Com isso, o mundo que antes era dominado pela dependência de funcionários que buscavam a empresa ao acaso agora exige que empregadores adotem a abordagem proativa para encontrar os candidatos adequados.

Hoje, é possível encontrar profissionais que moram próximo a sua empresa utilizando o filtro por quilometragem a partir de um endereço. O Recrutamento Perfeito é um serviço que utiliza a geolocalização e economiza horas de tempo e triagem.

Esse recurso ajuda a achar os melhores e mais qualificados profissionais por região, combinando cargo, salário, idioma, região, experiência etc. São diversos filtros avançados para você combinar e encontrar o perfil exato. 

Gostou de saber como encontrar profissionais por região? Quando se trata da sua equipe, é preciso ser persistente e estar disposto a pensar fora da caixa. Ao usar essas estratégias de recrutamento, você pode descobrir rapidamente profissionais apaixonados e altamente qualificados, prontos para fazer o seu negócio se desenvolver. Entre em contato conosco agora mesmo para receber currículos mais compatíveis!

Assine a nossa newsletter e tenha em mãos as novidades mais relevantes sobre RH!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.